Mapeamento de Processos
A participação de um profissional de Gestão de Mudança no mapeamento de processos auxilia os usuários chave (key users) e equipe técnica (consultores e funcionais) a olharem o processo do ponto de vista dos usuários finais (end user), com as dificuldades do dia-a-dia, as resistências, a mudança organizacional e de infraestrutura que uma implementação ocasiona.
Um bom mapeamento de processos garante muito mais tranquilidade aos gestores dos projetos e suas equipes, antecipa as análises de impactos e faz de forma eficiente a análise de riscos para a implementação.
Team Building
O Team Building é uma ferramenta poderosíssima para construção de equipes, além de trabalhar cada indivíduo e suas competências. A Change Manager Desenvolvimento Humano segue algumas premissas do team building para que a área ganhe coesão e para que os conceitos sejam multiplicados com o restante do grupo:
- Identificação das crenças limitantes;
- Liderança emergente;
- Decisão e motivação;
- Desenvolvendo habilidades e identificando fraquezas;
- Comunicação interpessoal;
- Técnicas de feedback;
- Espírito de equipe;
- Definição de metas e plano de ação.
Gerenciamento de Mudança (Change Management)
A iniciativa de Gerir a Mudança vem da decisão de se construir a mudança e não sofrer a mudança. Um processo de gestão da mudança bem conduzido traz valor aos negócios, processos e carreiras, com uso eficaz da informação e da tecnologia.
Entre os benefícios do Gerenciamento de Mudança destacamos a análise dos impactos organizacionais e a possibilidade de estruturar a cadeia de mudança, levando como base o mapeamento das resistências, as mudanças organizacionais e estruturais dentro das empresas.
Um bom planejamento de comunicação que além de informar os diferentes públicos, faz da informação uma ferramenta de mudança.
E por fim, a capacitação. Um bom plano de treinamento fortalece a segurança dos profissionais e possibilita à empresa a gestão de seu conhecimento.
Entre as atividades de Gerenciamento de Mudança destacamos:
- Integrar os diversos grupos envolvidos no processo de change (sponsors, diretoria, gerência, key users, RH e comunicação interna)
- Mapear impactos organizacionais e criar e acompanhar o plano de ação
- Coordenar comunicação do projeto para todos os níveis da empresa
- Elaborar e executar plano de treinamento dos profissionais nos skills técnicos e comportamentais
- Elaborar e executar o plano de comunicação
- Garantir gestão do conhecimento para empresa e profissionais
O processo de Gerenciamento da Mudança auxilia as empresas não apenas nos projetos de tecnologia, pois permite identificar os aspectos envolvidos para atingir as metas de negócio, preparar a força de trabalho para mudanças futuras, controlar a transição para o estado desejado, conduzir com sucesso a solução ou transformação do negócio e gerar valor em longo prazo a partir desses esforços.
Em sua primeira fase iniciamos o processo de diagnóstico, realizamos entrevistas individuais com os participantes para compreender a real necessidade do grupo.
A mudança de cultura é um importante passo dentro do desenvolvimento organizacional e a compreensão de papéis e responsabilidades é fundamental para o êxito coletivo.
Trabalhamos com o grupo os seguintes pontos:
- Identificando a necessidade de mudança
- Definindo papéis e responsabilidades
- Análise de resistências
- Por que mudar?
- Como lidar com as consequências da mudança e amenizar a queda de produtividade durante o processo
Mediação de Diálogo e Gestão de Conflito
A palavra “diálogo” deriva de duas raízes: “dia”, que significa “através de”, e “logos”, que significa “palavra”, ou, mais particularmente, “o significado da palavra”.
A Mediação de Diálogo e a Gestão de Conflitos auxiliam grupos a conversarem de forma pacífica e a conviverem de maneira respeitosa e cooperativa.
O trabalho se inicia com uma investigação do padrão adotado pelo grupo e as falhas no processo de comunicação. Num segundo momento, é proposto ao grupo, por meio de ferramentas de diálogo, conversação e jogos cooperativos o entendimento de um tema pelo grupo.
Esse processo é muito utilizado pelas empresas em reuniões gerenciais, planejamentos estratégicos, dissoluções de sociedade e mudança cultural.
A Change Manager parte do ponto que para dialogar com o outro, antes é preciso aprender a dialogar internamente.
Jogos Cooperativos
Seguindo a metodologia da cooperação o uso dos Jogos Cooperativos nos ambientes corporativos torna-se uma ferramenta poderosa na construção de equipes e desenvolvimento de pessoas.
Os jogos auxiliam na comunicação, aumento de comprometimento, motivação, entendimento de processos e construção de valores.
O time que joga junto entende suas limitações e cria dentro da empresa um clima de ajuda e de crescimento. Pois quando jogamos mostramos realmente quem somos e isso facilita o processo de crescimento e entendimento.
O jogo pode ser usado na criação de um time, no desenvolvimento das lideranças, na resolução de conflitos, no planejamento estratégico e em todos os momentos de desenvolvimento humano que a empresa atuar.
Treinamentos
A Change Manager focada em resultados e no melhor aproveitamento das equipes, desenvolve treinamentos de acordo com a necessidade de seus clientes.
Alguns dos treinamentos já oferecidos:
- Gestão de mudança
- Desenvolvimento de Lideranças
- Técnicas de Comunicação
- Gestão de conflitos
Palestras
As palestras, assim como os treinamentos, são desenvolvidas de acordo com a necessidade do cliente.
O ponto focal do trabalho da proprietária e consultora da Change Manager é a Gestão de Mudança em projetos e a Gestão de Mudança de Vida.
Em formato de workshop o conteúdo pode ser trabalhado com vivências para grupos de até 250 pessoas.